1 João 3:18

O proceder da língua


"Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria." (Tiago 3:13)

Lendo o capítulo 3 de Tiago, vemos que Tiago, através do Espírito Santo, nos aconselha a respeito da nossa língua. A comparação dele é tão profunda que diz acerca de um navio e um comandante.

"Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto." (Tiago 3:4)

No caso do texto base, Tiago 3:13, ele aconselha que o “bom procedimento” é acerca de nossas palavras. Tiago estava irado com alguns cristãos, pois estavam proferindo da mesma boca palavras de bênção e maldição, e isso é errado.

"Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!" (Tiago 3:10)

Ele os compara com uma figueira e seus frutos.

"Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce." (Tiago 3:12)

Sejamos, então, ensinados acerca de tudo isso. Da nossa língua não podem sair duas histórias diferentes. Temos que estar ligados, conectados à verdade. Sim, significa sim, e não, não.

Você deve ser o mesmo em todos os lugares, constante em tudo o que faz.

No caso da língua, não podemos causar intrigas, provocar mentiras ou fofocas. Devemos ficar longe de tudo isso. Por maior que seja a tua dor, você deve estar atento as suas palavras, pois delas procedem à bênção OU maldição.

Tantas vezes falamos coisas que não queríamos, pense antes de falar.

Peguemos por exemplo a Palavra de Deus. Ele está limitado à sua palavra. Tudo aquilo que Ele disse, através de profetas e apóstolos, será cumprido. Suas palavras são leis, decretos, irrevogáveis.

Palavras ecoam, não voltam vazias, antes prosperam para cumprir naquilo que foram enviadas.

Por isso, a importância de estarmos constantemente buscando a Deus. Se estivermos buscando a Ele, e a vontade d’Ele, então, não importa o que nos sobrevém, porque Deus nos honrará e nos guiará pelo caminho correto e da justiça.

Se fizermos o bem consequentemente receberemos o bem.

Aprendamos, portanto, a cuidar mais da nossa língua. Se for preciso, fique calado, mas não profira palavras que possam vir a ferir ou amaldiçoar vidas.

Precisamos realmente aprender isso. Lembre-se que palavras atingem um destino. Depois de enviada ela traz uma consequência.

Oremos, vigiemos, estejamos conectados em Deus.

Deus te abençoe.

Retirado do site: www.celulaacao.com
Autor: Vaine Junior

Comente sobre o artigo

Atualizações via email




Lembre-se de digitar um email válido, pois o mesmo terá de ser confirmado.

Em destaque

"A quem enviarei e quem há de ir por nós?" (Isaías 6:8)

Quem somos

"... Porém, o projeto do blog se estendeu com a finalidade de pregar o evangelho a toda criatura. Reconheço que tudo isso não é para minha glória, mas para a honrar e glorificar a Deus, assim como a Bíblia nos diz em 1 Coríntios 10:31."